Visitei Brasília entre os dias 10 e 13 de junho de 2016.
Como de costume, antes de viajar procurei conhecer o sistema de transporte, os pontos turísticos e a localização dos restaurantes vegetarianos, sim, eu me tornei vegetariano, mas essa é outra história que não cabe aqui.
No que se refere ao transporte público verifiquei que há ônibus que te leva do aeroporto a várias partes da cidade e um sistema de linha executiva pelo preço de R$10,00 que percorre praticamente toda a asa sul, o eixo monumental e o centro hoteleiro.
Como o setor hoteleiro é um dos últimos lugares que ela alcança você faz um tour pela cidade por esse valor com a vantagem que ao final está no seu destino.
Brasília é toda organizada.
É uma verdadeira sopa de siglas: SHN (Setor Hoteleiro Norte), SHS (Setor Hoteleiro Sul), CLN (Comércio Local Norte), e outras dezenas de siglas.
A foto acima mostra o Eixo Monumental Leste.
Em primeiro plano o que parece ser apenas um viaduto, em verdade, abriga nos seus baixos a Rodoviária.
Uma ideia engenhosa. Já que aproveita os baixos do viaduto do eixo que liga a Asa Sul a Asa Norte, bem no canteiro central do eixo monumental.ao mesmo tempo que deixa o viajante no ponto mais central da cidade.
É no extremo leste do eixo monumental que está a Praça dos Três Poderes: Palácio da Alvorada, à esquerda, Congresso Nacional no centro e Supremo Tribunal Federal a direita.
Além destes prédios está toda a esplanada dos ministérios, o Museu Nacional da República, a Catedral e a Biblioteca Nacional, etc...
O setor hoteleiro está situado em dois quadrantes do eixo monumental e das asas norte e sul.
Saí para caminhar já na sexta-feira. Tomei o Rumo da Asa Norte.
A primeira dificuldade que enfrentei foi atravessar a Via W3 Norte. É uma pista larga com 3 faixas de rolamento em cada sentido.
São poucos os semáforos de pedestres. Nos semáforos para carros as faixas de pedestres estão apagadas.
É uma verdadeira Aventura andar por Brasília.
A cidade foi projetada para que a mobilidade se desse por automóveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário