Visitei Brasília entre os dias 10 e 13 de junho de 2016.
Como de costume, antes de viajar procurei conhecer o sistema de transporte, os pontos turísticos e a localização dos restaurantes vegetarianos, sim, eu me tornei vegetariano, mas essa é outra história que não cabe aqui.
No que se refere ao transporte público verifiquei que há ônibus que te leva do aeroporto a várias partes da cidade e um sistema de linha executiva pelo preço de R$10,00 que percorre praticamente toda a asa sul, o eixo monumental e o centro hoteleiro.
Como o setor hoteleiro é um dos últimos lugares que ela alcança você faz um tour pela cidade por esse valor com a vantagem que ao final está no seu destino.
Brasília é toda organizada.
É uma verdadeira sopa de siglas: SHN (Setor Hoteleiro Norte), SHS (Setor Hoteleiro Sul), CLN (Comércio Local Norte), e outras dezenas de siglas.
A foto acima mostra o Eixo Monumental Leste.
Em primeiro plano o que parece ser apenas um viaduto, em verdade, abriga nos seus baixos a Rodoviária.
Uma ideia engenhosa. Já que aproveita os baixos do viaduto do eixo que liga a Asa Sul a Asa Norte, bem no canteiro central do eixo monumental.ao mesmo tempo que deixa o viajante no ponto mais central da cidade.
É no extremo leste do eixo monumental que está a Praça dos Três Poderes: Palácio da Alvorada, à esquerda, Congresso Nacional no centro e Supremo Tribunal Federal a direita.
Além destes prédios está toda a esplanada dos ministérios, o Museu Nacional da República, a Catedral e a Biblioteca Nacional, etc...
O setor hoteleiro está situado em dois quadrantes do eixo monumental e das asas norte e sul.
Saí para caminhar já na sexta-feira. Tomei o Rumo da Asa Norte.
A primeira dificuldade que enfrentei foi atravessar a Via W3 Norte. É uma pista larga com 3 faixas de rolamento em cada sentido.
São poucos os semáforos de pedestres. Nos semáforos para carros as faixas de pedestres estão apagadas.
É uma verdadeira Aventura andar por Brasília.
A cidade foi projetada para que a mobilidade se desse por automóveis.
Minha Vida, Minha Viagem.
quinta-feira, 16 de junho de 2016
quarta-feira, 15 de junho de 2016
Cidadania Planetária, quem se habilita?
Este deve ser o pavilhão que em breve unificará a Raça
Humana.
Hoje, temos contato com nossos parentes e amigos espalhados
pelo mundo em razão das novas tecnologias que nos permite vê-los e ouvi-los em
tempo real.
É comum nos depararmos com pessoas que têm filhos estudando ou morando em outro país.
É comum o intercâmbio de estudantes para o aprendizado de língua estrangeira.
É comum nos depararmos com pessoas que têm filhos estudando ou morando em outro país.
É comum o intercâmbio de estudantes para o aprendizado de língua estrangeira.
Os aviões encurtaram as distâncias.
As indústrias aeronáuticas fabricam aviões cada vez maiores
o que barateia as passagens.
Viajar tornou-se acessível.
A indústria do turismo passou a ocupar lugar de destaque na
economia mundial.
Mega eventos são realizados para atrair pessoas de
diferentes pontos do planeta.
As pessoas passaram a perceber que conhecer e interagir com
outras culturas enriquece suas vidas e lhes traz prazer.
Os governos têm pouco o que governar quem comanda a economia
mundial são as grandes empresas.
A demonstrar a afirmação acima basta verificar o noticiário
econômico que informa que a queda na produção na China faz as ações da empresa
brasileira Vale do Rio Doce na Bolsa de Valores de São Paulo cair; a seca nos
reservatórios de água da Sabesp em São Paulo faz com que os acionistas da
empresa em Nova York exijam providências do governador de São Paulo para que
não percam seus dividendos.
As marcas não são mais regionais ou nacionais, são
internacionais, você entra num supermercado em Curitiba e encontra as mesmas
mercadorias que podem ser encontradas em Paris, com a mesma logomarca.
Outro fato que merece destaque é o de você entrar num
Shopping em São Paulo, em Brasília, Toronto, Nova York, Londres, Lisboa, e as
lojas das grandes marcas serem idênticas em qualquer uma dessas cidades.
Essa identidade visual nos traz um sentimento de
familiaridade.
Ora, por que não ter esse mesmo sentimento com relação aos
nossos semelhantes?
Por que nos prendermos:
a preconceitos?
a nacionalidades?
a cores de pele?
opções religiosas ou sexuais?
Vejam que sequer mencionei diferenças ideológicas.
Após a queda do muro de Berlim, alguns poucos ainda se
agarram a aquelas que pretendiam uma economia planificada com o estado ditando
o que deveria ser produzido, determinando as profissões necessárias a cumprir
as metas dos planos quinquenais.
O anarquismo capitalista provou ser mais razoável do que
qualquer partido único estatizante.
Em trinta anos saímos de uma sociedade em que havia apenas
um televisor e um telefone para cada residência para outra em que cada cômodo
da casa têm várias telas: TV e computador e os telefones passaram a ser
individuais.
Americanos vão tratar das suas saúdes em Cuba ou na Ìndia.
Serviços de telemarketing e assistência ao consumidor a
diferentes países estão sediados em Porto Rico.
Tudo o que aponto está a demonstrar o quanto a economia está
internacionalizada.
Com tal globalização temos que começar a pensar como uma
única nação.
O bem comum não pode se limitar mais aos nacionais de um
determinado país, mas deve ser pensado enquanto humanidade.
Ser vanguarda, hoje, é ser voluntário do médico sem fronteiras, ou cuidar de crianças órfãs em Moçambique como fazem meus amigos do projeto Cidadela Das Crianças( http://www.adpp-mozambique.org/pt/education/primary-secondary-education/children-s-town-maputo ).
Ser vanguarda, hoje, é ser voluntário do médico sem fronteiras, ou cuidar de crianças órfãs em Moçambique como fazem meus amigos do projeto Cidadela Das Crianças( http://www.adpp-mozambique.org/pt/education/primary-secondary-education/children-s-town-maputo ).
Assim, temos que medir a consequência dos nossos atos com
relação ao nosso semelhante próximo, mas também aos distantes, porque uma
medida impensada pode resultar num desastre no outro lado do planeta.
Por isso, a nossa bandeira deve ser a do planeta terra.
sexta-feira, 15 de maio de 2015
São Paulo - Centro
A preocupação em manter o patrimônio histórico é recente. A maioria das construções antigas foram demolidas para darem lugar às novas construções.
Igreja da Consolação.
O céu de outono de São Paulo: poucas nuvens, céu azul.
Rua Rego Freitas com a Igreja da Consolação ao Fundo.
A Praça Roosevelt é um logradouro situado na área central da cidade brasileira de São Paulo, entre as ruas da Consolação e Augusta. Nela há um conjunto arquitetônico de concreto construído na década de 1960 sobre a passagem subterrânea entre o Elevado Costa e Silva e a Ligação Leste-Oeste. A praça já foi conhecida também como Praça da Consolação.1
Ela foi toda remodelada. Atualmente (14/05/2015) ela está configurada para skatistas poderem utilizá-la juntamente com os moradores do entorno que trazem seus animais de estimação para passearem..
O prédio em destaque está situado na confluência da Rua Santo Antônio com o Viaduto Martinho Prado e Avenida Nove de Julho. O que chama atenção é sua pintura em degradeé.
A Praça Roosevelt concentra um grande número de pequenos teatros.
A preocupação em manter o patrimônio histórico é recente. A maioria das construções antigas foram demolidas para darem lugar às novas construções.
Igreja da Consolação.
- A Paróquia Nossa Senhora da Consolação e São João Batista, ou simplesmente Igreja da Consolação, é uma igreja católica localizada na Rua da Consolação, no centro da cidade brasileira de São Paulo, no estado de São Paulo. Wikipédia
- Endereço: R. da Consolação, 585 - Consolação, São Paulo - SP, 01301-000
Avenida da Consolação, liga o centro a Avenida Paulista e Zona Oeste.
Rua Rego Freitas com a Igreja da Consolação ao Fundo.
A Praça Roosevelt é um logradouro situado na área central da cidade brasileira de São Paulo, entre as ruas da Consolação e Augusta. Nela há um conjunto arquitetônico de concreto construído na década de 1960 sobre a passagem subterrânea entre o Elevado Costa e Silva e a Ligação Leste-Oeste. A praça já foi conhecida também como Praça da Consolação.1
Ela foi toda remodelada. Atualmente (14/05/2015) ela está configurada para skatistas poderem utilizá-la juntamente com os moradores do entorno que trazem seus animais de estimação para passearem..
O prédio em destaque está situado na confluência da Rua Santo Antônio com o Viaduto Martinho Prado e Avenida Nove de Julho. O que chama atenção é sua pintura em degradeé.
A Praça Roosevelt concentra um grande número de pequenos teatros.
sexta-feira, 3 de abril de 2015
Praça Victor Civita.
http://pracavictorcivita.org.br//
No caso de você estar pensando que tudo está perdido.
Que não há mais solução para a contaminação do solo, a falta d'água, o ar poluído, etc...
É o momento certo de você visitar a Praça Victor Civita.
Ela foi erguida literalmente sobre o local onde funcionava o Incinerador Pinheiros.
"De 1949 a 1989, cerca de 200 toneladas de lixo foram queimadas diariamente em suas duas câmaras de combustão ou “fornalhas”. A temperatura da queima era mantida com óleo e, para acionar os sopradores de ar e o sistema de mistura de lixo, utilizava-se eletricidade. A chaminé de 42 metros eliminava fumaça e pequenas partículas que prejudicavam a saúde dos moradores da região."
http://pracavictorcivita.org.br//
No caso de você estar pensando que tudo está perdido.
Que não há mais solução para a contaminação do solo, a falta d'água, o ar poluído, etc...
É o momento certo de você visitar a Praça Victor Civita.
Ela foi erguida literalmente sobre o local onde funcionava o Incinerador Pinheiros.
"De 1949 a 1989, cerca de 200 toneladas de lixo foram queimadas diariamente em suas duas câmaras de combustão ou “fornalhas”. A temperatura da queima era mantida com óleo e, para acionar os sopradores de ar e o sistema de mistura de lixo, utilizava-se eletricidade. A chaminé de 42 metros eliminava fumaça e pequenas partículas que prejudicavam a saúde dos moradores da região."
"Plano de recuperação da área"
"Sob a coordenação da Subprefeitura de Pinheiros e da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), teve início efetivo o plano de recuperação da área e do prédio do antigo incinerador. A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e a CETESB realizaram 52 sondagens no terreno da Praça. As análises confirmam a presença de cinzas e metais pesados em toda a área, resultado da queima do lixo. As cooperativas de reciclagem que atuavam no terreno foram então transferidas para uma sede na Vila Leopoldina."
| |||||
Assinar:
Postagens (Atom)

































